Regulamento

​​​​​1. APRESENTAÇÃO

O Prêmio Prudential Espírito Comunitário é uma iniciativa da Prudential do Brasil Seguros de Vida, denominada “Organizadora”. O prêmio é a versão brasileira do Prudential Spirit of Community Awards, criado nos Estados Unidos, onde mais de cento e vinte mil jovens já foram premiados nos níveis local, estadual e nacional, desde 1995.

O objetivo do prêmio é reconhecer jovens que realizam ações voluntárias com potencial de transformação social de suas comunidades. Os(as) jovens devem ser brasileiros(as), ter entre 14 e 19 anos completos no ato da inscrição e estar formalmente matriculados no Ensino Médio, em instituições públicas ou privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, composta pelos municípios: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

O processo seletivo será desenvolvido durante o prazo de 8 (oito) meses, a contar da data da abertura das inscrições, e implicará o recebimento das inscrições com o detalhamento das ações voluntárias desenvolvidas, a seleção dos projetos finalistas e a divulgação dos vencedores.

2. INSCRIÇÕES

Poderão concorrer ao Prêmio Prudential Espírito Comunitário os(as) estudantes do Ensino Médio, regularmente matriculados(as) em escolas públicas ou privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que realizem ações voluntárias em prol da comunidade. Não podem participar pessoas que tenham qualquer grau de parentesco com funcionários e prestadores de serviço da Prudential do Brasil.

Qualquer estudante que preencha os requisitos indicados poderá se inscrever pelo site www.premioprudential.com.br, no qual será disponibilizado o formulário de inscrição eletrônica. O estudante também poderá se candidatar por meio de formulário impresso, distribuído nas instituições de ensino e/ou ONGs.

Só poderão ser inscritas ações implementadas em 2017 ou 2018.

O(a) estudante deve dispor de meios, como documentos, fotos, declarações, vídeos e outros, que comprovem o início da implementação da ação voluntária e o seu desenvolvimento, pois a comprovação poderá ser solicitada pela equipe técnica durante todo o período do prêmio.

A inscrição será gratuita e limitada a 1 (uma) única ação por estudante.

Nas ações de voluntariado que contarem com a participação de vários(as) voluntários(as) inscritos(as) no prêmio, as ações serão consideradas de forma individual, sendo permitida apenas a participação de um(a) finalista por ação. Nesse caso, os(as) candidatos(as) inscritos(as), participantes de uma mesma ação, concorrerão, entre si, a apenas uma vaga entre os(as) 30 (trinta) finalistas. No caso de empate entre dois ou mais estudantes que realizaram a mesma ação, o(a) participante com maior pontuação nos critérios descritos a seguir será selecionado(a) como finalista da premiação.

A situação referida não se aplica a projetos e ações diferentes, mesmo que implementados na mesma organização. Nesse caso, mais de uma ação poderá estar entre as 30 (trinta) finalistas.

O período de inscrições será das 9 horas de 07 de maio de 2018 às 17 horas de 31 de agosto de 2018, podendo haver prorrogação, com prazo a ser definido pela Organizadora, a seu exclusivo critério.

Para efeito de verificação da inscrição, será considerada a data do recebimento do formulário eletrônico, presente no e-mail de confirmação. E, no caso de formulário impresso, a informação será disponibilizada no protocolo recebido pelo candidato.
As informações inseridas no formulário de inscrição destinam-se a apresentar o candidato, por meio da sua ação voluntária, às comissões técnica e julgadora, permitindo a compreensão exata da sua atividade. Nesse sentido, é importante que o formulário de inscrição seja preenchido integralmente e que sejam evidenciados:

a. Informações complementares: informações sobre o candidato, a instituição de ensino, os detalhes das atividades e a adequação aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.
b. Inspiração: o que ou quem motivou você a fazer trabalho voluntário? Como surgiu a ideia para a atividade? Por que você acha que essa atividade pode mudar a realidade de quem é atendido por ela?
c. Esforço: explique todas as atividades que você realizou e como fez. Qual foi a parte mais difícil do seu projeto?
d. Impacto: quantas pessoas foram diretamente beneficiadas? Qual o resultado da sua ação? O projeto terá continuidade no futuro? Como ele será continuado? Não deixe de citar o público atendido e a quantidade de recursos arrecadados.
e. Desenvolvimento pessoal: o que você aprendeu com essa experiência? Você consegue se lembrar de algum momento especial durante a atividade?

O conteúdo da ação inscrita pelo(a) estudante não poderá ser alterado após a realização da inscrição, pois ela será utilizada para avaliação das comissões técnica e julgadora.

O recebimento das inscrições efetuadas pela internet e por meio do formulário impresso será confirmado por e-mail.

A inscrição implicará a concordância integral do(a) estudante com os termos deste regulamento.

 

3. SELEÇÃO DOS JOVENS FINALISTAS 

Todas as ações de voluntariado apresentadas nos termos deste regulamento serão analisadas pela comissão técnica, composta por profissionais especializados em sustentabilidade, voluntariado, impacto positivoe terceiro setor, selecionados pela organização do prêmio.

Os(as) estudantes que apresentarem ações em desconformidade com as diretrizes deste regulamento serão desclassificados(as).
A comissão técnica selecionará as 30 (trinta) melhores ações de voluntariado inscritas, que serão divulgadas na página da internet do Prêmio Prudential Espírito Comunitário(www.premioprudential.com.br) e nas mídias sociais.

Os(as) jovens finalistas deverão participar de um evento de integração que será realizado na Prudential do Brasil Seguros de Vida. A data e o horário serão comunicados previamente aos(às) finalistas. Caso o(a) finalista não possa comparecer, deverá obrigatoriamente justificar sua ausência, por e-mail, pelo endereço sustentabilidade@prudential.com.

Os(as) 30 finalistas precisam enviar o comprovante de matrícula da escola por e-mail ou por outro canal que acharem mais adequado, dentro do prazo que será informado posteriormente aos(às) selecionados(as). O não envio do comprovante desclassificará o(a) participante, sendo este substituído pelo(a) participante com maior pontuação que não esteja entre os(as) 30 finalistas.

  

4. SELEÇÃO DOS(DAS) JOVENS VENCEDORES(AS)

As 30 (trinta) melhores ações serão encaminhadas pela comissão técnica à comissão julgadora, composta por 7 (sete) membros, selecionados pela Organizadora, a seu exclusivo critério, de maneira a abranger:

1) Representante dos estudantes;
2) Representante dos professores;
3) Representante das instituições de educação;
4) Representante dos movimentos sociais;
5) Representante da sociedade civil;
6) Representante das instituições de apoio e incentivo ao voluntariado;
7) Representante da Prudential do Brasil.

Os membros da comissão julgadora deverão avaliar as ações, atribuindo-lhes uma nota para cada critério, com base em todas as perguntas e respostas do formulário.

Os critérios têm pesos diferenciados, tendo maior peso os critérios “esforço” e “impacto”, que representam, respectivamente, a dedicação do(a) jovem na atividade e o resultado da sua ação, conforme relação apresentada na tabela a seguir:

Cada candidato(a) receberá, então, notas de 7 (sete) avaliadores, que podem variar de 0 (zero) a 10 (dez), e será aplicado, então, o peso em cada uma delas. Essas notas serão somadas e divididas por 7 (sete), para que a média total seja calculada.​

A partir da média total, será descoberto o IPAV (índice Prudential de ação voluntária), calculado pela seguinte fórmula:

nota do avaliador 1 + nota do avaliador 2 + nota do avaliador 3 + nota do avaliador 4 + nota do avaliador 5 + nota do avaliador 6 + nota do avaliador 7 = nota final / 7 = IPAV

O IPAV terá o valor mínimo de 0 (zero) e o máximo de 100 (cem). Em caso de IPAVs iguais, o desempate será feito obedecendo aos seguintes critérios: maior nota obtida em impacto; maior nota obtida em esforço; maior nota obtida em inspiração; maior nota obtida em desenvolvimento pessoal, respectivamente.

Ao todo, 30 (trinta) jovens serão classificados como finalistas do prêmio.


5. PREMIAÇÃO

5.1 Rio de Janeiro

Em dezembro de 2018, em conformidade com a programação previamente informada aos finalistas, será realizado pela Organizadora um evento de premiação em que serão anunciados os(as) jovens vencedores(as) das medalhas de ouro, prata e bronze do Prêmio Prudential Espírito Comunitário.

Todos(as) os(as) finalistas serão reconhecidos(as) e receberão medalhas de participação durante o evento de premiação, de acordo com o resultado divulgado.

A escola com o maior número de jovens inscritos receberá uma menção honrosa durante o evento de premiação.

5.2 Washington D.C. (EUA)

Os(as) ganhadores(as) da medalha de ouro e de prata vão representar o Brasil na cerimônia do The Prudential Spirit of Community Awards, que será realizada em Washington, D.C., EUA, em maio de 2019, data sujeita à mudança a ser confirmada posteriormente, e cumprirão toda a agenda de atividades reservada aos finalistas.

Os(as) ganhadores(as) terão direito a levar um acompanhante na viagem, que deverá ser um responsável legal. Todas as despesas inerentes à viagem dos(as) vencedores(as) e seus acompanhantes, como passagem, visto, hospedagem e alimentação, são de responsabilidade da Prudential do Brasil Seguros de Vida.

A viagem dos(as) vencedores(as) está sujeita à obtenção do passaporte, à aprovação do visto de entrada nos Estados Unidos e, no caso de menores de idade, à escolha de um responsável legal como acompanhante e à apresentação da autorização de viagem ao exterior acompanhado por apenas um responsável feita pelos respectivos responsáveis, sendo que essas providências cabem única e exclusivamente aos(às) vencedores(as) e/ou seus responsáveis legais. Caso não consigam um desses itens a tempo, os(a) vencedores(as) serão substituídos, no que se refere à viagem, pelos finalistas que tenham alcançado maior pontuação na sequência de critérios listados no item 4.

A viagem do responsável legal também está sujeita aos mesmos critérios citados acima. Caso o(a) ganhador(a), maior de idade, apresente todos os requisitos para realizar a viagem e o seu acompanhante não, o(a) ganhador(a) poderá optar por realizar a viagem sozinho ou ser substituído(a) pela pessoa que ficou em terceiro lugar.

5.3 Doação em dinheiro

O primeiro lugar (medalha de ouro) receberá R$ 10.000 (dez mil reais), o segundo (prata), R$ 5.000 (cinco mil reais), e o terceiro (bronze), R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais) para doarem à instituição na qual realizaram a ação voluntária ou outra de sua escolha. Os valores serão doados diretamente para a instituição escolhida pelos(as) vencedores(as), que deverão obedecer aos seguintes critérios:

– Ser uma organização sem fins lucrativos, regularmente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

– Ter pelo menos 3 (três) anos de atuação social.

– Apresentar todos os documentos que forem solicitados pela Organizadora.

Caso não seja possível, por alguma razão, destinar o prêmio à instituição na qual o(a) jovem realizou o serviço voluntário, ele(a) deverá escolher outra instituição para receber o valor.

 

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

O não cumprimento pelo(a) aluno(a) das disposições deste regulamento e das demais instruções fornecidas durante o processamento do prêmio ou ainda a constatação de eventual incompatibilidade entre a ação, a legislação em vigor e os bons costumes implicará sua desclassificação.

As decisões da comissão julgadora serão soberanas, não cabendo recursos.

As situações não previstas neste regulamento serão analisadas e decididas pela Organizadora.

A mera participação nesta ação caracteriza a aceitação total e irrestrita de todos os termos e condições do seu regulamento, e os participantes cedem, desde já e de pleno direito, em caráter irrevogável e irretratável, a título gratuito, o direito de uso de sua imagem e voz para ampla divulgação da ação pela Prudential do Brasil, conforme o item 7, a seguir.



7. PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITOS DE PERSONALIDADE ; TERMO DE LICENÇA DE USO DE DIREITO DE IMAGEM, VOZ E PALAVRA

LICENCIADA: PRUDENTIAL DO BRASIL SEGUROS DE VIDA S.A., sociedade seguradora, inscrita no CNPJ sob o n.o 33.061.813/0001-40 com sede na Rua Mena Barreto, n.° 114, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, representada na forma de seu Estatuto Social.

LICENCIANTE: todos que tenham realizado a inscrição no Prêmio Prudential Espírito Comunitário, conforme item 2, “Instrições”, e os respectivos acompanhantes dos participantes vencedores na premiação, conforme previsto no item 5, “Premiação”.

Cláusula 1: nos termos do artigo 5°, XXVIII, da Constituição Federal, combinado com o artigo 20 do Código Civil, o LICENCIANTE cede à LICENCIADA os direitos de utilização de sua imagem, voz e palavra, expressamente autorizando a LICENCIADA a divulgar, transmitir, publicar e/ou expor sua imagem pessoal e/ou seus depoimentos por meio de fotografias, vídeos, filmes, em quaisquer formatos ou mídias, incluindo, entre outros, impressos ou gravações, realizados em diferentes lugares e ocasiões, relacionados a quaisquer reconhecimentos, programas, treinamentos, premiações ou eventos realizados pela LICENCIADA, apoiados por esta ou relacionados às suas atividades, por meio de canais de comunicação da LICENCIADA ou da Prudential Financial em todo o mundo ou ainda de canais abertos ao público em geral.

Cláusula 2: a licença e as autorizações ora outorgadas à LICENCIADA são concedidas de forma livre e espontânea pelo LICENCIANTE, a título gratuito, e obrigam o LICENCIANTE e seus sucessores. Assim, o LICENCIANTE declara estar ciente de que nenhuma remuneração e/ou indenização serão devidas a si ou aos seus sucessores pela LICENCIADA.

Cláusula 3: o presente instrumento entrará em vigor na data de sua assinatura, assim permanecendo por prazo indeterminado.

Cláusula 4: LICENCIANTE reconhece que os direitos autorais referentes a qualquer material que venha a ser publicado, distribuído, reproduzido, transmitido, retransmitido, exibido, difundido, executado, comunicado a terceiros interna ou externamente, com fim comercial ou não comercial, em âmbito mundial, contendo a imagem, a voz e a palavra do LICENCIANTE, fixado em qualquer suporte no âmbito do presente instrumento, são de titularidade da LICENCIADA e, salvo autorização prévia e expressa por escrito da LICENCIADA, o LICENCIANTE não poderá fazer qualquer utilização, seja comercial ou não comercial, direta ou indireta, com ou sem fins lucrativos do referido material, salvo inclusão de fotografias em seu portfólio profissional de trabalhos realizados, sempre mencionando o nome da LICENCIADA e do respectivo autor e sem direito a qualquer alteração ou modificação no material.


 

​​Faça o download do regulamento.

  ​​

Prudential do Brasil